sexta-feira, 8 de julho de 2016

Análise de uma organização como aprendente: Caso da Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo




FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Licenciatura em Organização e Gestão da Educação
Módulo: Organizações Apredentes
3º Nível – Laboral  V Simestre

Análise de uma organização como aprendente: Caso da Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo

Discente:                                                                                                           
Moisés Matambuge Mutacate

Docentes:
Prof. Doutor Manuel Bazo
dr. Lourenço Chipiri

Maputo, Julho de 2015

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1.      Introdução
O presente artigo científico pretende analisar uma Organização como Apredente e vai tratar o caso da Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo. Num contexto tradicional das escolas deficilmente é percebido de bom grado falar da aprendizagem organizacional e o seu impacto para a sobrevivência das instituições como organizações.
É nesta prespectiva que o presente trabalho aborda questões de análise que nos levam a crer que uma organização é ou não apredente, para tal vamos ter em conta as características revelevantes das organizações aprendentes.
Em termos de estrutura o trabalho apresenta a parte introdutória que é composta de entre vários tópicos a problemática, hipóteses, objectivo, justificativa e perguntas de pesquisa. No desenvolvimento temos a revisão da literatura e o referencial teórico. Já na parte conclusiva encontram-se o resumo e o questionário de investigação.

1.1  Problema
Os gestores ou responsáveis pelas organizações escolares tem tomado monos considerações sobre a aprendizagem no seio das suas organizações, refutando assim a ideia de que para manterem a sobrivivência precisam de estar continuamente num processo de aprendizagem de modo a fazer face a situações ambientais que propeciam o mau estar nas organizaões. Este é o caso da Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo, no que, surgem as seguintes questões:
·         Quais são os factores que influenciam os gestores a tomarem menos considerações sobre a aprendizagem no seio das suas organizações?
No que tange as perguntas de pesquisa, tem o seguinte estudo a a nalisar as que se seguem:
·         Como é que uma organização escolar pode se tornar em Organização aprendente?
·         Até que ponto uma organização escolar aprendente pode contribuir para a sua própria manuntenção no mercado?

1.2  Hipóteses
Tendo em consideração o assunto e problema a pesquisar temos como hipóteses as seguintes:
·         Presume-se que por falta de conhecimento/formação alguns gestores da educação não vêem a aprendizagem como parte integrante das suas organizações e que pode ter consequências a curto, médio ou longo prazo;
·         Tudo indica que para que uma organização se torne em aprendente precisa em primeiro lugar reconhecer a necessidade de aprendizagem, em segundo conhecer a si própria por meio da identificação de aspectos relevantes da sua composição e por último tomar o rumo a aprendizagem; e
·         Subentende-se que para a mununteção ou sobrivivência de qualquer organização incluindo a Escola Comunitária George Dimitrov é preciso aprender, e aprender de forma continuada.
Este estudo assim como qualquer outro visa antigir uma fianalidade, no caso presente seguem os objectivos a serem alcançados:
1.3  Objectivo Geral
·         Analisar uma organização como aprendente no caso da Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo.

1.4  Objectivos Específicos
·         Conhecer as caracteristicas de uma organização escolar aprendente e confrontá-los com a realidade da Escola Comunitária George Dimitrov; e
·         Identificar barreiras ou constragimentos no processo de transformação das organizações em aprendentes.

1.5  Justificativa
Para a realização desta análise tem-se em conta a prevalência de várias instituições de ensino que não se identificam com a aprendizagem organizacional ou seja elas não são organizações aprendentes, o que poderia ser de extrema importância para a manutenção de escolas como a Escola Comunitária George Dimitrov. Este estudo para a sociedade vai esclarecer conceitos deturpados sobre as organizações aprendentes e a sua relevância. Para a academia o presente artigo poderá servir de base teórica para outros estudos e para a instituição, este terá como foco a sensibilização de vários actores da educação a adoptarem a prática de aprendizagem para o bem estar das suas organizações.
1.6  Relevância do estudo
Terminado o estudo será mais um material desponível para consultas e base para outros estudos na área de aprendizagem organizacional ou afins e poderá orientar vários gestores na transformação das suas organizações em aprendentes.
1.7  Metodologia
O tipo de pesquisa a ser feita é o estudo de caso na Escola Comunitária George Dimtrov em Maputo, uma comparação, descrição com base nos termos teóricos será feita. Os elementos a serem usados são quantitativos, neste caso, o questionário para a análise de uma organização como aprendente.
2.      Revisão da literatura
Antonello e Godoy (2011)  definem a aprendizagem como sendo «um processo pelo qual os actores refletem sobre suas práticas para entender as conexões entre os aspectos determinantes, as ações e os resultados».
De acordo com a prespectiva de Skinner (2005), pode-se dizer que aprendizagem é uma mudança na probabilidade da resposta, devendo especificar as condições sob as quais ela acontece.

De acordo com Cook e Yanow (1996), a aprendizagem organizacional refere-se a “... aquisição, sustentação e mudança de significados intersubjetivos através da expressão e transmissão de ações coletivas de grupo.”
Para Popper e Lipshitz (1998 apud Bastos et al., 2004, p. 228) a aprendizagem organizacional é estudada a partir de duas facetas, uma tangível e outra intangível. A vertente da Organização Aprendente está ligada principalmente a rotinas e procedimentos institucionalizados, constituindo-se na dimensão estrutural do processo. Já a vertente da Aprendizagem Organizacional está ligada a valores, normas e crenças compartilhados, representando a dimensão cultural da aprendizagem.
Já Senge (1990), define uma organização aprendente como instituições nas quais as pessoas se voltam para a aprendizageem colectiva com comprometimento de resultados que permitam a motivação.
3.      Referencial teórico
Skinner (2005), garante que a execução de um comportamento é essencial mas não é isso que afirma a existência de uma aprendizagem. Assim, é necessário que se saiba a natureza do comportamento, bem como, entenda-se o seu processo de aquisição.
Baseando na ideia supra citada uma Organização Aprendente é aquela em que as pessoas expandem  de forma continua as suas capacidades em criatividade para o alcance dos resultados que elas almejam de verdade, onde existe ocorrência de estimulo de pensamento regrado e envolvente, onde reina a colectividade e que os colaboradores aprendem em conjunto continuamente.
Esta difinição baseada nas ideias de Skinner é preferencial neste caso em relação as outras pois, remete em si a uma aprendizagem, desde a nível do indivíduo, dos processos até a própria instituição que aprende.
3.1  Características relevantes de uma organização aprendente
Para Peddler, Boydell e Burgoyne (1989), as características das organizações que aprendem compõem as que se seguem:
·         Clima que estimula os membros a questionar, a aprender e a desenvolver seu pontencial;
·         Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem que envolve consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse;
·         Assumir o desenvolvimento de pessoas como central para o seu negócio; e
·         Defender a transformação e a mudançca como processos contínuos.

4.      Considerações finais
Olhando para a questão de aprendizagem no seio das organizações concretamente para a Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo, num confronto com a realidade do instrumento de pesquisa aplicado nesta análise, nota-se um fraco domínio de questões referentes a aprendizagem nas organizações. As respostas dos docentes, não docentes e membros do conselho da escola denotam uma deficiência assimilação e prática neste assunto. O que concorre para fraca manutenção destas instituiões. Há uma pequena divergência em termos de ideias dos informantes em relação a nossas.

5.      Referências bibliográficas
Antonnello, C. S; Godoy, A. S. (2011). Aprendizagem organizacional e as raízes de sua
       polissemia. Porto Alegre: Bookman.
Bastos, A. V. B; Gondim, S. M. G; Loilola, (2004). E. Aprendizagem organizacional
      versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas
      duas abordagens de pesquisa. Revista de Administração da Universidade de São
      Paulo, São Paulo, v. 39, n. 3. jul./ago./set. 2004. Disponível em:
      Julho 2016.
Cook, S. D.N.; Yanow, D. (1996). Culture and organizacional learning. In: Cohen,
        Michael D.; Sproull, L. S. (Ed.) Organizational learning (organization science).
        California, London: Sage.
______. (2005). Teorias de aprendizagem são necessárias? Rev. Brasileira de Análise
        do Comportamento. Vol. 1, nº1.
Peddler, M., Boydell, T., Burgoyne, J. (1989). Toward the learning company.
        Management Education an Development, Londres, v.20, n.1, p.1-8.
Senge, P. (1990). A Quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização. São Paulo:
       Best Seller.



6.      Questionário destinado aos funcionários docentes, não docentes e membros conselho da Escola Comunitária George Dimitrov

Prezado docente/funcionário/membro do conselho da escola!
O presente questionário faz parte de um estudo de caso realizado como um dos requisitos finais do módulo Organizações Aprendentes na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, com o tema titulado “Analise de uma organização como aprendente: caso da Escola Comunitária George Dimitrov em Maputo”. Agradecia muito se pudesse colaborar conosco, respondendo às perguntas. Garantimos a confidencialidade e o anonimato das suas opiniões e respostas.

1 O sexo
a) □  Masculino
b) □  Femenino

2 Habilitações Literárias
a) □  Ensino Primário
b) □  Ensino secundário Básico
c) □  12a Classe
d) □  Licenciatura
e) □  Mestrado
f) □  Doutoramento
g) Outro
Especifique
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3 Quantos anos de trabalho ou esperiência tem?
a) □  menos de um
b) □  um
c) □  dois
d) □ Mais de dois

4 Aprendizagem organizacional ou organização que aprende
4.1 Assinala o que entende de organização que aprende na sua escola.
a) □  Motivação para aprender, questionar e desenvolver continuamente.
b) □ Criação de grupos isolados no seio da instituição para fins de interesse não organizacional.
c) □  Envolvimento de todos os membros da instituição nos processos que dizem respeito ao crescimento da mesma.
d) □  Instituição que aposta no desenvolvimento de pessoas como colaboradores no seu seio.
g) □  Outros
Especifique
__________________________________________________________________

4.2 Considera a escola onde trabalha como insentivadora no que tange a aprendizagem para a sua manuntenção?
a) □  Sim
b) □  Não
Porquê?
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4.3 Já participou numa actividade desenvolvida pela escola onde trabalha que envolvesse a docentes, não docentes e membros do conselho para fins que denotam aprendizagem?
a) □  Sim
b) □  Não
Se sim, indique:
____________________________________________________________________________________________________________________________________

5 Considera que a escola comunica as informações que envolvem a aprendizagem pertenentes ao funcionamento da mesma?
a) □  Sim
b) □ Não
c) □ Algumas vezes
d) □ Não sei

5.1 As decisões tomadas em reuniões com os docentes, não docentes e membros do conselho são concretizadas?
a) □ Sim
b) □ Não
c) □ As vezes

Muito Obrigado!

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