UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Faculdade de Educação
A Educação de Jovens e Adultos/Alfabetização
Caso: Cidade de Maputo, Distrito Municipal Kamavota, Bairro de
Albazine
Projecto de Pesquisa
Autores:
Alzira Américo Carlos
Celeste da Lúcia Souto
Justina António Macário
Lurdes Vasco Machava
Moisés Matambuge Mutacate
Projecto de Pesquisa apresentado em cumprimento dos requisitos
parciais para o módulo de Métodos de Estudos e Habilidades para a
Vida
Maputo, Junho de 2014
Supervisores:
- Prof. Doutor Carlos Mussa
- Mestre Nelson Buque
Problema
Algumas pessoas dão
explicações aos fenómenos da natureza baseando-se em crenças,
empirismo ou senso comum banalizando a explicação científica para
a ocorrência de tais fenómenos.
Daí
surge a seguinte questão:
O
que está na origem de não aderệncia a educação por parte de
alguns adultos?
Perguntas de
Pesquisa
Para este trabalho
achamos pertinente avaliar as seguintes perguntas de pesquisa:
- Porquệ a educação de jovens e adultos?
- Que importância os jovens e adultos do distrito Municipal Kamavota dão a educação?
Hipóteses
- Tudo indica que a educação de jovens e adultos pode ajudar a sua integração na nova realidade sócio-política, económico, cultural e educativo do país, assim como assegurar a educação para todos ao longo da vida;
- Tudo leva a crer que por parte de alguns adultos existe a idéia de que a aderệncia a alfabetização é perca de tempo a medida que não é uma educação efectiva (não profissionalizante);
- Presume-se que por negligệncia ou ignorância alguns adultos não vệem a educação como um instrumento para erradicar a pobreza;
Definição dos
objectivos
Objectivo Geral
- O objectivo deste estudo é analisar como a educação de jovens e adultos pode contribuir na participação consciente e activa na construção das suas condições de vida e da comunidade onde vivem.
Objectivos
específicos
- Identificar como é que a alfabetização é encarada no distrito municipal kamavota;
- Compreender como a alfabetização contribui para a melhoria de condições de vida do seu grupo alvo;
- Explicar os motivos que levam a não aderência por parte de alguns adultos.
Justificação
A realização deste
trabalho tem como motivação a prevalência da fraca expansão de
alfabetização no país. Para a sociedade, este estudo vai ajudar a
quebrar assimetrias acadêmicas existentes no seio das comunidades.
Para a academia, a
pesquisa ajudará a elevar a consciência sobre a necessidade de
formar mais professores para a alfabetização assim como cumprir com
uns dos objectivos da academia – fazer trabalhos comunitários e
despertar a consciência sócio-política das comunidades (extensão,
ensino, pesquisa).
Para a instituição,
há uma necessidade de facilitar os ingressos, assim como despertar a
comunidade a aderir aos cursos de alfabetização através da
sensibilização por palestras, concursos, etc.
Relevância do
estudo
Espera-se com este
estudo contribuir para a consciencialização das comunidades a
aderir a educação de modo a deixar de dar uma explicação empírica
aos fenómenos em sua volta. Assim como diminuir dificuldades para a
resolução de problemas, passando a encarar a vida como um desafio e
não como uma ameaça.
Metodologia
A metodologia a ser
utilizada neste estudo associará os elementos quantitativos e
relatórios variados sobre estatística e elementos qualitativos para
melhor compreender o desempenho e participação dos alunos (jovens e
adultos) na escola. O levantamento dos elementos qualitativos será
feito fundamentalmente através de entrevistas e encontros com
figuras-chave da escola. Dentro do sector, estes encontros e
entrevistas estenderão-se até ao nível da direcção distrital.
As principais fontes
de informação quantitativas a serem consultadas serão relatórios,
sobre estatística da educação elaborada pela escola. Dentre os
quais o aproveitamento escolar.
Revisão da
Literatura
A educação de
adultos
É uma política do
governo de Moçambique que tem como missão desenvolver no país a
alfabetização e educação de jovens e adultos com objectivo de
oferecer e promover programas que levem a rápida redução dos altos
índices de analfabetismo e a uma aprendizagem ao longo de toda vida,
contando para o efeito com a contribuição valiosa da sociedade
civil.
Segundo Durante
(1998), a alfabetização de jovens e adultos é um campo complexo
porque envolve questões além do educacional, relacionadas à
situação de desigualdade socioeconómico em que se encontra a
grande parte da população. Mudar esse quadro de desigualdade não
significa simplesmente oferecer uma educação de qualidade. Deve
estar ligada a mudança na qualidade de vida social, econômica,
política e cultural da população. Durante acrescenta ainda que, se
deve investir no campo especifico da educação. Considerando os
limites dos adultos e acreditar que pode contribuir para que possam
realizar mudanças mais amplas.
Conforme Crahay
(2000), as escolas devem oferecer uma formação comum: os alunos
deveriam todos receber o seu ensino nas mesmas escolas e nas mesmas
turmas, quaisquer que fossem suas origens socioeconómicas ou o seu
êxito escolar. Colocar todos na mesma escola e numa mesma área tem
uma significação evidente: a) todos alunos são seres humanos
iguais; b) todos possuem uma mesma capacidade inata,
independentimente de quaisquer que sejam as suas origens
sócioeconómicas; c) todos podem desfrutar de um ensino mais ou
menos semelhante e beneficiar do mesmo direito de serem sucedidos nas
suas vidas sem distinção de classes.
Quando se fala de
alfabetização ou educação de adultos, subentende-se que apenas
adultos que não tiveram oportunidade de ir a escola ao longo da sua
infância ou juventude é que aderem, mas de acordo com Lima
(2000:68), a chamada educação de adultos ou alfabetização é
marioritariamente feita por adolescentes que por várias razões
tiveram insucesso no sistema escolar. (Ibid p. 70) avança ainda que
esses jovens manifestam interesse preferencialmente por este curso em
comparação com o normal, visto que sem muitas dificuldades lhes
proporcionará um diploma como garantia e estabilidade no emprego.
A concepção que
os jovens e adultos do distrito Municipal Kamavota tem sobre a
educação
Sendo a educação
fundamental para a mudança sócio-político, econômico e cultural.
Os jovens e adultos vêem na educação como uma base para atingirem
uns dos propósitos da alfabetização e educação de adultos dos
quais podemos destacar:
- A integração numa sociedade global de informação;
- A equidade de gênero; e
- Combater a pobreza absoluta.
A concepção que os
jovens e adultos tem da educação baseia-se na auto-estima destes,
deve ser estimulada pelos professores e vista como um dos desafios a
serem superados durante o processo de ensino-aprendizagem.
Segundo Haercht
(1998:13) apud Crahay (2000), a educação não é automaticamente
factor de mudança e de progresso. (...) De qualquer forma, a
educação apenas pode criar um potencial humano susceptível pela
sua formação desempenhar um papel positivo no desenvolvimento. Este
papel só pode tornar-se efectivo se a economia for capaz de absorver
de forma útil os indivíduos formados e na medida em que a estrutura
da economia favoreçam a propagação dos efeitos no desenvolvimento.
Referencial
Teórico
Afirma Crahay (2000)
que, a educação não é automaticamente causadora de mudança e
desenvolvimento. De alguma forma, a educação só pode criar um
potencial humano capaz pela sua formação de fazer um papel positivo
no desenvolvimento. Este papel só pode tornar-se completo se a
economia for capaz de observar de forma útil os indivíduos formados
e na medida em que as estruturas da econômica favorecem a propagação
dos efeitos no desenvolvimento.
Suares (2005) diz
que, os jovens e adultos na alfabetização tem em comum a realidade
social, o nível de vida é relativamente baixo, acabando por passar
dificuldades parecidas em alguns casos semelhantes, tendo que criar
cada um, estratégias e alternativas acessíveis para se firmar no
objectivo que pretende atingir.
Já o Lima (2000)
assegura que, os formandos de cursos de alfabetização têm como
característica mais notória a homogeneidade, uma vez que a grande
maioria dos alunos são jovens e adultos que já tem uma actividade
profissional...
Referệncia
Bibliográfica
CRAHAY, M. (2000).
Poderá
a Escola ser Justa e Eficaz? Da igualdade das Oportunidades à
Igualdade dos Conhecimentos.
Lisboa, Horizontes.
DANIS, C. &
SOLAR, C. (1998). Aprendizagem
e Desenvolvimento de Adultos.
Lisboa, Horizontes Pedagógicos.
Durante, M. (1998).
Alfabetização
de
Adultos: Leitura e Produção de Testos.
Porto Alegre, Artes Medicas.
LEAL, T. F. & DE
ALBOQUERQUE, E. B. C. (2005). Desafios
da educação de jovens e adultos: Construindo práticas de
alfabetização.
1ª Edição Belo Horizonte, Autệntica.
LIMA, L. C. (2000).
Educação
de Adultos, Fórum II,
Universidade do Minho, Braga. Ministério de Plano e Finanças e
Ministério da Educação. (2003). A Despesa Publica com a Educação
em Moçambique. 1ª Edição. Maputo, Principia.
SOARES, et al,
(2005). Aprendendo
com a Diferença. Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e
Adultos.
1ª Edição. São Paulo, Autentica Editora.
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