quinta-feira, 26 de junho de 2014


 
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Faculdade de Educação








A Educação de Jovens e Adultos/Alfabetização
Caso: Cidade de Maputo, Distrito Municipal Kamavota, Bairro de Albazine






Projecto de Pesquisa


Autores:
Alzira Américo Carlos
Celeste da Lúcia Souto
Justina António Macário
Lurdes Vasco Machava
Moisés Matambuge Mutacate






Projecto de Pesquisa apresentado em cumprimento dos requisitos parciais para o módulo de Métodos de Estudos e Habilidades para a Vida






Maputo, Junho de 2014
Supervisores:


  • Prof. Doutor Carlos Mussa
  • Mestre Nelson Buque
 
 Problema
Algumas pessoas dão explicações aos fenómenos da natureza baseando-se em crenças, empirismo ou senso comum banalizando a explicação científica para a ocorrência de tais fenómenos. Daí surge a seguinte questão: O que está na origem de não aderệncia a educação por parte de alguns adultos?
Perguntas de Pesquisa
Para este trabalho achamos pertinente avaliar as seguintes perguntas de pesquisa:
  • Porquệ a educação de jovens e adultos?
  • Que importância os jovens e adultos do distrito Municipal Kamavota dão a educação?
Hipóteses
  • Tudo indica que a educação de jovens e adultos pode ajudar a sua integração na nova realidade sócio-política, económico, cultural e educativo do país, assim como assegurar a educação para todos ao longo da vida;
  • Tudo leva a crer que por parte de alguns adultos existe a idéia de que a aderệncia a alfabetização é perca de tempo a medida que não é uma educação efectiva (não profissionalizante);
  • Presume-se que por negligệncia ou ignorância alguns adultos não vệem a educação como um instrumento para erradicar a pobreza;
Definição dos objectivos
Objectivo Geral
  • O objectivo deste estudo é analisar como a educação de jovens e adultos pode contribuir na participação consciente e activa na construção das suas condições de vida e da comunidade onde vivem.
Objectivos específicos
  • Identificar como é que a alfabetização é encarada no distrito municipal kamavota;
  • Compreender como a alfabetização contribui para a melhoria de condições de vida do seu grupo alvo;
  • Explicar os motivos que levam a não aderência por parte de alguns adultos.


Justificação
A realização deste trabalho tem como motivação a prevalência da fraca expansão de alfabetização no país. Para a sociedade, este estudo vai ajudar a quebrar assimetrias acadêmicas existentes no seio das comunidades.
Para a academia, a pesquisa ajudará a elevar a consciência sobre a necessidade de formar mais professores para a alfabetização assim como cumprir com uns dos objectivos da academia – fazer trabalhos comunitários e despertar a consciência sócio-política das comunidades (extensão, ensino, pesquisa).
Para a instituição, há uma necessidade de facilitar os ingressos, assim como despertar a comunidade a aderir aos cursos de alfabetização através da sensibilização por palestras, concursos, etc.
Relevância do estudo
Espera-se com este estudo contribuir para a consciencialização das comunidades a aderir a educação de modo a deixar de dar uma explicação empírica aos fenómenos em sua volta. Assim como diminuir dificuldades para a resolução de problemas, passando a encarar a vida como um desafio e não como uma ameaça.
Metodologia
A metodologia a ser utilizada neste estudo associará os elementos quantitativos e relatórios variados sobre estatística e elementos qualitativos para melhor compreender o desempenho e participação dos alunos (jovens e adultos) na escola. O levantamento dos elementos qualitativos será feito fundamentalmente através de entrevistas e encontros com figuras-chave da escola. Dentro do sector, estes encontros e entrevistas estenderão-se até ao nível da direcção distrital.
As principais fontes de informação quantitativas a serem consultadas serão relatórios, sobre estatística da educação elaborada pela escola. Dentre os quais o aproveitamento escolar.
Revisão da Literatura
A educação de adultos
É uma política do governo de Moçambique que tem como missão desenvolver no país a alfabetização e educação de jovens e adultos com objectivo de oferecer e promover programas que levem a rápida redução dos altos índices de analfabetismo e a uma aprendizagem ao longo de toda vida, contando para o efeito com a contribuição valiosa da sociedade civil.
Segundo Durante (1998), a alfabetização de jovens e adultos é um campo complexo porque envolve questões além do educacional, relacionadas à situação de desigualdade socioeconómico em que se encontra a grande parte da população. Mudar esse quadro de desigualdade não significa simplesmente oferecer uma educação de qualidade. Deve estar ligada a mudança na qualidade de vida social, econômica, política e cultural da população. Durante acrescenta ainda que, se deve investir no campo especifico da educação. Considerando os limites dos adultos e acreditar que pode contribuir para que possam realizar mudanças mais amplas.
Conforme Crahay (2000), as escolas devem oferecer uma formação comum: os alunos deveriam todos receber o seu ensino nas mesmas escolas e nas mesmas turmas, quaisquer que fossem suas origens socioeconómicas ou o seu êxito escolar. Colocar todos na mesma escola e numa mesma área tem uma significação evidente: a) todos alunos são seres humanos iguais; b) todos possuem uma mesma capacidade inata, independentimente de quaisquer que sejam as suas origens sócioeconómicas; c) todos podem desfrutar de um ensino mais ou menos semelhante e beneficiar do mesmo direito de serem sucedidos nas suas vidas sem distinção de classes.
Quando se fala de alfabetização ou educação de adultos, subentende-se que apenas adultos que não tiveram oportunidade de ir a escola ao longo da sua infância ou juventude é que aderem, mas de acordo com Lima (2000:68), a chamada educação de adultos ou alfabetização é marioritariamente feita por adolescentes que por várias razões tiveram insucesso no sistema escolar. (Ibid p. 70) avança ainda que esses jovens manifestam interesse preferencialmente por este curso em comparação com o normal, visto que sem muitas dificuldades lhes proporcionará um diploma como garantia e estabilidade no emprego.
A concepção que os jovens e adultos do distrito Municipal Kamavota tem sobre a educação
Sendo a educação fundamental para a mudança sócio-político, econômico e cultural. Os jovens e adultos vêem na educação como uma base para atingirem uns dos propósitos da alfabetização e educação de adultos dos quais podemos destacar:
  • A integração numa sociedade global de informação;
  • A equidade de gênero; e
  • Combater a pobreza absoluta.
A concepção que os jovens e adultos tem da educação baseia-se na auto-estima destes, deve ser estimulada pelos professores e vista como um dos desafios a serem superados durante o processo de ensino-aprendizagem.
Segundo Haercht (1998:13) apud Crahay (2000), a educação não é automaticamente factor de mudança e de progresso. (...) De qualquer forma, a educação apenas pode criar um potencial humano susceptível pela sua formação desempenhar um papel positivo no desenvolvimento. Este papel só pode tornar-se efectivo se a economia for capaz de absorver de forma útil os indivíduos formados e na medida em que a estrutura da economia favoreçam a propagação dos efeitos no desenvolvimento.
Referencial Teórico
Afirma Crahay (2000) que, a educação não é automaticamente causadora de mudança e desenvolvimento. De alguma forma, a educação só pode criar um potencial humano capaz pela sua formação de fazer um papel positivo no desenvolvimento. Este papel só pode tornar-se completo se a economia for capaz de observar de forma útil os indivíduos formados e na medida em que as estruturas da econômica favorecem a propagação dos efeitos no desenvolvimento.
Suares (2005) diz que, os jovens e adultos na alfabetização tem em comum a realidade social, o nível de vida é relativamente baixo, acabando por passar dificuldades parecidas em alguns casos semelhantes, tendo que criar cada um, estratégias e alternativas acessíveis para se firmar no objectivo que pretende atingir.
Já o Lima (2000) assegura que, os formandos de cursos de alfabetização têm como característica mais notória a homogeneidade, uma vez que a grande maioria dos alunos são jovens e adultos que já tem uma actividade profissional... 
 
Referệncia Bibliográfica
CRAHAY, M. (2000). Poderá a Escola ser Justa e Eficaz? Da igualdade das Oportunidades à Igualdade dos Conhecimentos. Lisboa, Horizontes.
DANIS, C. & SOLAR, C. (1998). Aprendizagem e Desenvolvimento de Adultos. Lisboa, Horizontes Pedagógicos.
Durante, M. (1998). Alfabetização de Adultos: Leitura e Produção de Testos. Porto Alegre, Artes Medicas.
LEAL, T. F. & DE ALBOQUERQUE, E. B. C. (2005). Desafios da educação de jovens e adultos: Construindo práticas de alfabetização. 1ª Edição Belo Horizonte, Autệntica.
LIMA, L. C. (2000). Educação de Adultos, Fórum II, Universidade do Minho, Braga. Ministério de Plano e Finanças e Ministério da Educação. (2003). A Despesa Publica com a Educação em Moçambique. 1ª Edição. Maputo, Principia.
SOARES, et al, (2005). Aprendendo com a Diferença. Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. 1ª Edição. São Paulo, Autentica Editora.


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