UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Faculdade
de Educação
Licenciatura em Organização
e Gestão da Educação
Exame do módulo de Metodologia
de Investigação Educacional
Projecto de Pesquisa
Discente:
Moisés Matambuge Mutacate
Docentes:
Prof. Doutor Francisco
Januário (regente)
Prof. Doutor Nelson
Zavale (assistente)
dr. Armindo Ernesto
(assistente)
Maputo, Julho de 2014
1.
Problema,
contexto, objectivo e perguntas de pesquisa.
1.1 Problema
de Pesquisa
A
participação de Pais e encarregados de educação no processo de ensino e
aprendizagem (PEA), revela ser necessária e importante, pelo que, o presente
estudo visa analisar as formas de participação dos pais e encarregados de
educação assim como identificar constrangimentos ou potencialidades na
compreensão e implementação da participação na escola do 1º grau em Maputo. O
estudo será executado durante um período de seis meses, de Julho de 2014 a
Janeiro de 2015.
1.2 Contexto
Prática
Em
Moçambique a problemática da acção dos pais, seu papel no PEA, começa a ser
discutida desde os primeiros anos da independência. Assim, de acordo com Luck
(2005), a participação na escola é vista como um sistema que envolve os pais (e
outros actores) que estejam interessados na escola e na melhoria do processo
pedagógico, isto é, a idéia da participação aqui referida, é o mesmo que dizer,
trabalho associado de pais e encarregados de educação e a escola, analisando
situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.
Conforme
Veiga (2001), certos pais não se sentem confortáveis em participar na escola,
simplesmente por achar que não devem fazê-lo. Para eles, as fronteiras entre a
escola e a família devem ser respeitadas. Assim sendo, não se deve deduzir que
esses pais não se interessam pela educação dos seus filhos, antes pelo
contrário, participar não faz parte das suas representações.
Olhando
para a situação real da qual ocorre o problema envolvendo a participação de
pais e encarregados de educação, o papel da escola pode ser referido como o de
apoio social, ou seja, como lugar de encontros, trocas e cooperação entre pais,
professores e outros actores. É neste contexto que segundo Marchesi (2007), os
professores consideram que um maior envolvimento das famílias na educação dos
seus filhos é uma das principais condições para a melhoria no nível de
participação dos pais e encarregados de educação no PEA.
1.3 Objectivo
Geral e Objectivos Específicos
Objectivo
Geral
·
Analisar a participação dos pais e
encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus
educandos na escola do 1º grau.
Objectivos
específicos
·
Conhecer as formas de participação no
ensino e confrontá-los com os princípios teóricos.
·
Identificar possíveis constrangimentos
ou potencialidades na compreensão e implementação da participação na escola em
estudo, tendo em conta a nossa realidade.
1.4 Perguntas
de pesquisa
·
Como é que os pais e encarregados de
educação participam no processo de ensino e aprendizagem?
·
Até que ponto os pais e encarregados de
educação colaboram nos trabalhos e outras actividades que os seus educandos
trazem da escola?
2.
Obras
Lidas, resumo, instrumento de recolha de dados e bibliografia
Título da dissertação:
Participação do Conselho da Escola na
Gestão Escolar.
Autor:
Luluva, Samuel.
Título da monografia:
Gestão Participativa nas Escolas:
Discurso ou Realidade, Estudo de Caso na Escola Secundaria de Achada Grande.
Autora:
Fontes, Hirondina Lobo.
2.1 Resumo
da dissertação
Luluva
(2009), tem como propósito analisar os níveis ou formas de participação na
Gestão escolar da escola em estudo e identificar os factores que condicionam a
formas de participação do conselho escolar na gestão da escola. Sendo que eu neste
estudo insero-me na participação dos pais e encarregados de educação no processo
de ensino e aprendizagem. Luluva assim como eu tratamos de actores da gestão
participativa, um fala da participação do conselho da escola e outro da
participação dos pais.
Resumo
da monografia
Já
Fontes (2003), trata das práticas de gestão na escola em estudo assim como das
dificuldades que podem resultar da implementação destas práticas e as possíveis
potencialidades, tendo em conta a realidade especifica de Cabo Verde. E o meu
estudo trata da participação dos pais que é uma ramificação da gestão
participativa, pois os pais são actores da gestão participativa – assunto
tratado parcialmente na monografia da Hirondina Fontes.
2.2 Instrumentos
de recolha de dados usados em cada obra lida:
Na
dissertação de Luluva usou-se a entrevista e a observação.
Na
monografia da Fontes usou-se entrevista e questionário.
2.3 Referências
bibliográficas das obras lidas
Fontes,
H. L. (2003). Gestão Participativa nas
Escolas: Discurso ou realidade, Estudo de Caso na
Escola Secundária de Achada Grande. Monografia de Licenciatura. Universidade Jean Piaget,
Cabo Verde.
Escola Secundária de Achada Grande. Monografia de Licenciatura. Universidade Jean Piaget,
Cabo Verde.
Luck,
H. et al. (2005). A Escola Participativa:
O Trabalho do Gestor. 2ª Edição. Rio de Janeiro,
editora Vozes.
editora Vozes.
Luluva,
S. (2009). Participação
do Conselho da Escola na Gestão Escolar. Dissertação do
Mestrado.
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
Marchesi,
A. (2007). O Bem-Estar Dos Professores,
Competências, Emoções e Valores. São Paulo.
Editora Artimed SA.
Editora Artimed SA.
Veiga,
A. P., et al. (2001). As Dimensões do
Projecto Político e Pedagógico. 6ª Edição. São Paulo,
Editora Papirus.
Editora Papirus.
3.
Questionário
destinado aos pais e encarregados de educação
Prezado
pai/encarregado de educação!
O
presente questionário faz parte de um estudo de caso realizado como um dos
requisitos parcias do módulo Metodologia de Investigação Educacional na
Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, com o tema titulado
“Análise da Participação dos Pais e Encarregados de Educação no Ensino e
Aprendizagem na Escola Primária do 1◦ Grau em
Maputo”. Agradecia muito se pudesse colaborar comigo, respondendo às perguntas.
Garanto a confidencialidade e o anonimato das suas opiniões e respostas.
1 O sexo
a) □ Masculino
b) □ Femenino
2
Habilitações Literárias
a) □ Ensino Primário
b) □ Ensino secundário Básico
c) □ 12a Classe
d) □ Licenciatura
e) □ Mestrado
f) □ Doutoramento
g) □ Outro
Especifique
__________________________________________________________________
3 Quantos educandos
têm?
a) □ Um
b) □ Dois
c) □ Três
d) □ Mais de três
4
Participação no ensino e aprendizagem
4.1 Assinala as
actividades em que costuma participar na escola do seu educando
a) □ Reuniões de abertura do ano lectivo
b) □ Reuniões
trimestrais
c) □ Reuniões com os pais de turma
d) □ Reuniões com o conselho da escola
e) □ Actividades com o seu educando
f) □ Acompanhamento do seu educando
g) □ Outros
Especifique
__________________________________________________________________
4.2 Considera a escola
do seu educando insentivadora na participação dos pais e encarregados?
a) □ Sim
b) □ Não
Porquê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
4.3 Já participou numa
actividade desenvolvida pela escola do seu educando que envolvesse a direcção,
os professores e os pais e encarregados de educação?
a) □ Sim
b) □ Não
Se sim, indique algumas
actividades
____________________________________________________________________________________________________________________________________
5 Considera que a
escola comunica as informações que envolvem o seu educando pertenentes ao
funcionamento da mesma?
a) □ Sim
b) □ Não
c) □ Algumas vezes
d) □ Não sei
5.1 As decisões tomadas
em reuniões com os pais e encarregados de educação são concretizadas?
a) □ Sim
b) □ Não
c) □ As vezes
Muito Obrigado!
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