segunda-feira, 7 de julho de 2014





                                              UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Faculdade de Educação

Licenciatura em Organização e Gestão da Educação
Exame do módulo de Metodologia de Investigação Educacional

Projecto de Pesquisa

Discente:                                    
Moisés Matambuge Mutacate
Docentes:
Prof. Doutor Francisco Januário (regente)
Prof. Doutor Nelson Zavale (assistente)
dr. Armindo Ernesto (assistente)




Maputo, Julho de 2014




1.                  Problema, contexto, objectivo e perguntas de pesquisa.
1.1   Problema de Pesquisa
A participação de Pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem (PEA), revela ser necessária e importante, pelo que, o presente estudo visa analisar as formas de participação dos pais e encarregados de educação assim como identificar constrangimentos ou potencialidades na compreensão e implementação da participação na escola do 1º grau em Maputo. O estudo será executado durante um período de seis meses, de Julho de 2014 a Janeiro de 2015.
1.2   Contexto Prática
Em Moçambique a problemática da acção dos pais, seu papel no PEA, começa a ser discutida desde os primeiros anos da independência. Assim, de acordo com Luck (2005), a participação na escola é vista como um sistema que envolve os pais (e outros actores) que estejam interessados na escola e na melhoria do processo pedagógico, isto é, a idéia da participação aqui referida, é o mesmo que dizer, trabalho associado de pais e encarregados de educação e a escola, analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto.
Conforme Veiga (2001), certos pais não se sentem confortáveis em participar na escola, simplesmente por achar que não devem fazê-lo. Para eles, as fronteiras entre a escola e a família devem ser respeitadas. Assim sendo, não se deve deduzir que esses pais não se interessam pela educação dos seus filhos, antes pelo contrário, participar não faz parte das suas representações.
Olhando para a situação real da qual ocorre o problema envolvendo a participação de pais e encarregados de educação, o papel da escola pode ser referido como o de apoio social, ou seja, como lugar de encontros, trocas e cooperação entre pais, professores e outros actores. É neste contexto que segundo Marchesi (2007), os professores consideram que um maior envolvimento das famílias na educação dos seus filhos é uma das principais condições para a melhoria no nível de participação dos pais e encarregados de educação no PEA.
1.3   Objectivo Geral e Objectivos Específicos
Objectivo Geral
·         Analisar a participação dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos na escola do 1º grau.


Objectivos específicos
·         Conhecer as formas de participação no ensino e confrontá-los com os princípios teóricos.
·         Identificar possíveis constrangimentos ou potencialidades na compreensão e implementação da participação na escola em estudo, tendo em conta a nossa realidade.
1.4   Perguntas de pesquisa
·         Como é que os pais e encarregados de educação participam no processo de ensino e aprendizagem?
·         Até que ponto os pais e encarregados de educação colaboram nos trabalhos e outras actividades que os seus educandos trazem da escola?
2.                  Obras Lidas, resumo, instrumento de recolha de dados e bibliografia
Título da dissertação: Participação do Conselho da Escola na Gestão Escolar.
Autor: Luluva, Samuel.
Título da monografia: Gestão Participativa nas Escolas: Discurso ou Realidade, Estudo de Caso na Escola Secundaria de Achada Grande.
Autora: Fontes, Hirondina Lobo.
2.1   Resumo da dissertação
Luluva (2009), tem como propósito analisar os níveis ou formas de participação na Gestão escolar da escola em estudo e identificar os factores que condicionam a formas de participação do conselho escolar na gestão da escola. Sendo que eu neste estudo insero-me na participação dos pais e encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem. Luluva assim como eu tratamos de actores da gestão participativa, um fala da participação do conselho da escola e outro da participação dos pais.
Resumo da monografia
Já Fontes (2003), trata das práticas de gestão na escola em estudo assim como das dificuldades que podem resultar da implementação destas práticas e as possíveis potencialidades, tendo em conta a realidade especifica de Cabo Verde. E o meu estudo trata da participação dos pais que é uma ramificação da gestão participativa, pois os pais são actores da gestão participativa – assunto tratado parcialmente na monografia da Hirondina Fontes.
2.2   Instrumentos de recolha de dados usados em cada obra lida:
Na dissertação de Luluva usou-se a entrevista e a observação.
Na monografia da Fontes usou-se entrevista e questionário.

2.3   Referências bibliográficas das obras lidas
Fontes, H. L. (2003). Gestão Participativa nas Escolas: Discurso ou realidade, Estudo de Caso na 
         Escola Secundária de Achada Grande. Monografia de Licenciatura. Universidade Jean Piaget, 
         Cabo Verde.
Luck, H. et al. (2005). A Escola Participativa: O Trabalho do Gestor. 2ª Edição. Rio de Janeiro,
         editora Vozes.
Luluva, S. (2009). Participação do Conselho da Escola na Gestão Escolar. Dissertação do Mestrado. 
            Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
Marchesi, A. (2007). O Bem-Estar Dos Professores, Competências, Emoções e Valores. São Paulo. 
            Editora Artimed SA.
Veiga, A. P., et al. (2001). As Dimensões do Projecto Político e Pedagógico. 6ª Edição. São Paulo, 
           Editora Papirus.
3.                  Questionário destinado aos pais e encarregados de educação
Prezado pai/encarregado de educação!
O presente questionário faz parte de um estudo de caso realizado como um dos requisitos parcias do módulo Metodologia de Investigação Educacional na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, com o tema titulado “Análise da Participação dos Pais e Encarregados de Educação no Ensino e Aprendizagem na Escola Primária do 1 Grau em Maputo”. Agradecia muito se pudesse colaborar comigo, respondendo às perguntas. Garanto a confidencialidade e o anonimato das suas opiniões e respostas.

1 O sexo
a) □  Masculino
b) □  Femenino

2 Habilitações Literárias
a) □  Ensino Primário
b) □  Ensino secundário Básico
c) □  12a Classe
d) □  Licenciatura
e) □  Mestrado
f) □  Doutoramento
g) Outro
Especifique
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3 Quantos educandos têm?
a) □  Um
b) □  Dois
c) □  Três
d) □ Mais de três

4 Participação no ensino e aprendizagem
4.1 Assinala as actividades em que costuma participar na escola do seu educando
a) □  Reuniões de abertura do ano lectivo
b) □ Reuniões trimestrais
c) □  Reuniões com os pais de turma
d) □  Reuniões com o conselho da escola
e) □  Actividades com o seu educando
f) □  Acompanhamento do seu educando
g) □  Outros
Especifique
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4.2 Considera a escola do seu educando insentivadora na participação dos pais e encarregados?
a) □  Sim
b) □  Não
Porquê?
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4.3 Já participou numa actividade desenvolvida pela escola do seu educando que envolvesse a direcção, os professores e os pais e encarregados de educação?
a) □  Sim
b) □  Não
Se sim, indique algumas actividades
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5 Considera que a escola comunica as informações que envolvem o seu educando pertenentes ao funcionamento da mesma?
a) □  Sim
b) □ Não
c) □ Algumas vezes
d) □ Não sei

5.1 As decisões tomadas em reuniões com os pais e encarregados de educação são concretizadas?
a) □ Sim
b) □ Não
c) □ As vezes

Muito Obrigado!


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